As “Conversas Tertulianas” chegaram ao fim com Alberto João Jardim

O presidente do Governo Regional da Madeira foi o convidado da última edição das “Conversas Tertulianas”. O limite das 15 inscrições que marcaram o formato do projecto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja, foi excepcionalmente alterado e mais de 70 pessoas marcaram presença na tertúlia.
A proposta de revisão constitucional do PSD/Madeira e as intenções de Alberto João Jardim em acabar com as ideologias totalitárias, sejam elas de esquerda ou direita, e com o representante da República na Madeira, trouxeram os órgãos de comunicação social nacionais às “Conversas Tertulianas”. O tema foi abordado à margem da iniciativa.
No decorrer da tertúlia que teve como lema “Vontade, Querer e Convicção”, Alberto João Jardim explicou a história da “autonomia” da Madeira e mostrou-se convicto que é necessário acabar com o “centralismo” de Lisboa. Na opinião de João Jardim faltam “líderes” e “causas” em Portugal.
O presidente do Governo Regional diz que a Constituição Portuguesa “emperra” o país.
As “Conversas Tertulianas” tiveram como mentora Ana Paula Figueira, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja (ESTIG). O projecto arrancou a 13 de Junho de 2008 e trouxe à cidade de Beja várias figuras públicas como Mário Zambujal, Pedro Abrunhosa, Nicolau Breyner, Telmo Correia, Francisco Moita Flores, Odete Santos, Edite Estrela, Carlos do Carmo e Ruy de Carvalho. Ana Paula Figueira afirma que a iniciativa terminou “em grande”. Em sua opinião as «Conversas Tertulianas» faziam falta à cidade”.
Depois das “Conversas Tertulianas”, Ana Paula Figueira e o Instituto Politécnico de Beja vão avançar com um novo projecto, denominado “em.cantos”. A primeira edição está agendada para 4 de Setembro na vila de Cuba e poderá ser acompanhado na íntegra, aqui, na TV Alentejo.

Categoria: Cultura
Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.