Assinado protocolo do Projecto em.cantos

Foi apresentado esta tarde no Instituto Politécnico de Beja o Projecto “em.cantos” inserido no projecto “IPBeja Cultura”. Este resulta da assinatura de um protocolo genérico entre o IPB, representado por Vito Carioca e 14 autarquias do distrito de Beja e tem como objectivo promover uma estratégia Cultural regional para o desenvolvimento sustentável do Alentejo.
Trata-se de um programa dirigido à população em geral e para o efeito serão promovidos debates em locais públicos de cada uma das autarquias sobre as múltiplas potencialidades do distrito. Em cada uma destas reuniões participará um presidente de Câmara, 1 ou 2 “experts” na matéria e uma figura pública ligada indirecta ou directamente ao assunto em questão. Por outro lado, as autarquias também levarão a cabo iniciativas paralelas, conforme explica Paula Figueira, coordenadora do projecto.
Envolvidos no “em.cantos” estão o Governo Civil de Beja, a Rádio Pax e a Rádio Voz da Planície que também celebraram esta tarde protocolos para o efeito.
O objectivo último desta iniciativa que será também tema do último debate a ter lugar no Castelo de Beja é o de “Reconstruir o Interior destruindo a interioridade”, alega Paula Figueira.
Até Junho de 2010, o projecto “em.cantos” trará a praça pública 14 temas “estruturantes e de interesse para a região” para serem discutidos em igrejas, museus entre outros locais de interesse histórico.
O primeiro debate do programa será já no próximo dia 4 de Setembro em Cuba, com o tema “Encantos do Cante Alentejano”.
4 de Setembro de 2009, em Cuba, “Encantos do Cante Alentejano”;
30 de Outubro de 2009, em Almôdovar, “O parque eólico de Almodôvar: repercussões sociais, económicas e expectativas de futuro”;
27 de Novembro de 2009, em Alvito, “A importância do património edificado no Baixo Alentejo: revisitar a Arte Manuelina em Alvito”
18 de Dezembro de 2009, em Barrancos, “Fronteira e território: desafios e riscos”
29 de Janeiro de 2010, em Castro Verde, “A conservação da biodiversidade: oportunidades e constrangimentos para uma gestão sustentável do território”;
26 de Fevereiro de 2010, em Aljustrel, “Gestão e exploração sustentada dos recursos geológicos: passado, presente e futuro das Minas de Aljustrel
26 de Março de 2010, em Ferreira do Alentejo, “Modernidade e empreendedorismo: os casos da Herdade do Vale da Rosa e da Quinta de S. Vicente”
30 de Abril de 2010, em Mértola, “Rio Guadiana: um recurso natural estratégico”
14 de Maio de 2010, em Ourique, “A valorização dos produtos regionais: o caso da carne de porco alentejano”
28 de Maio de 2010, em Moura, “Marketing das cidades ou a afirmação do local no global”
11 de Junho de 2010, em Odemira, “Um Alentejo de gentes de mar e terra: a sua promoção e valorização turísticas”
25 de Junho de 2010, em Serpa, “A gastronomia alentejana: a sua promoção e valorização turísticas”
9 de Julho de 2010, em Vidigueira, “A trilogia mediterrânica: o pão, o azeite e o vinho”
23 de Julho de 2010, em Beja, “Reconstruir o interior destruindo a interioridade”

Categoria: Reportagem
Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.