BA11 comemorou 45 anos

As cerimónias do “Dia da Unidade” marcaram os 45 anos da Base Aérea Nº11. O dia ficou também assinalado pela transferência do comando da Unidade. O coronel piloto-aviador José Barros Ferreira sucede assim ao coronel Manuel Martins.
O ponto alto da cerimónia teve lugar durante a tarde. Depois da homenagem aos mortos e da imposição das condecorações, decorreu a Leitura do Diploma de nomeação e a Transferência do Comando da Unidade.
No seu primeiro discurso, o Comandante Barros Ferreira realçou os valores militares e assegurou que “encara o futuro com confiança”.
O general Luís Araújo, chefe do Estado-Maior da Força Aérea, afirmou que, nos últimos 16 anos, a BA11 tornou-se “numa das mais produtivas e importantes unidades da Força Aérea no que respeita a horas de voo”. Para o futuro, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea fala numa “missão global muito diversificada”, com base na modernização (já em curso) dos 5 aviões P3, na aquisição de novos helicópteros para substituir os 18 Alouette III e seleccionar a melhor modalidade de acção para substituir os Alpha-Jet.
A substituição dos Alouette III com a aquisição de novos helicópteros ligeiros é, segundo o general Luís Araújo, uma “necessidade da Força Aérea e do Exército”. Os Alouette III já contam com mais de 300 mil horas de voo e a proposta de aquisição de novos helicópteros já está feita há mais de dez anos. Contudo, esta compra vai depender da revisão da Lei de Programação Militar. O chefe do Estado-Maior da Força Aérea afirmou que esta é uma “intenção muito antiga”, que espera ver “concretizada até ao final do ano”. Também a substituição dos Alpha-Jet está a ser preparada pela Força Aérea Portuguesa. O general Luís Araújo garante que estes aviões são “essenciais para preparar os pilotos que saem do Epsilon para o F16”, mas apresentam já um “elevado grau de obsoletismo”, pelo que é necessária a aquisição de um avião que os substitua ou a preparação dos pilotos no estrangeiro.
Segundo o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, “o futuro passa pela modernização dos meios, pela actualização dos métodos e pela condução de todo o processo por novas mentalidades”.

Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.