Balanço dos trabalhos de escavação arqueológica

O balanço dos trabalhos de escavação arqueológica que estão a decorrer na cidade de Beja foi apresentado na Câmara Municipal.
Durante a conferência, foi apresentado um projecto de recuperação do património descoberto através das escavações que têm vindo a ser realizadas no espaço entre a Rua dos Escudeiros, a Rua da Moeda e a Praça da República. As escavações começaram a partir de estudos feitos pelo arqueólogo Abel Viana, que confirmam a existência naquela zona de um antigo fórum romano. O projecto apresentado tem por base uma parceria entre a autarquia e a comunidade académica.
O objectivo é recuperar o património arqueológico e reproduzir a história dos espaços e edifícios da antiga Pax Júlia .
Conceição Lopes é a arqueóloga responsável pelo projecto e assegura que a cidade tem capacidade de “produzir rendimentos para além da ciência” através do património por ser descoberto. A arqueóloga trabalha directamente com o património arqueológico do Alentejo há 28 anos e garante que é a primeira vez que tem a possibilidade de construir um projecto deste tipo.
Construir a história da cidade de Beja é a principal função deste projecto, que promete trazer à à cidade de Beja uma nova fisionomia, contando a história com espaços integrados no presente. Segundo o presidente da autarquia, este projecto, no total, vai custar perto de dois milhões de euros e vai trazer de volta à antiga Pax Julia a recuperação de mais de 5 metros de profundidade repleta de história.

Categoria: Reportagem
Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.