Entrevista com Filipe Ramos Cameirinha

Entrevista com Filipe Cameirinha para a Televisão do Alentejo nos estúdios da agência Alenproduções.

A empresa Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha, Lda foi fundada em 1998 pelo Comendador Leonel Cameirinha e iniciou a sua actividade com a aquisição da Herdade da Figueirinha, em S. Brissos, perto de Beja com 300 hectares de solos de barro planos.

A gestão da empresa é da responsabilidade do seu fundador e do seu neto Filipe Cameirinha Ramos; para a área da produção de vinho contam com a assessoria do enólogo António Saramago e para a área da produção de azeite com o técnico João Gomes.

Investiu-se fortemente numa profunda transformação daquela que era uma propriedade de culturas tradicionais de sequeiro, para uma moderna exploração agrícola com a plantação de vinha e olival de regadio.

Em 2003 foi construída a Adega da Figueirinha, que produz vinhos regionais alentejanos. A empresa vende, no mercado nacional e exporta para diversos países, as suas marcas de vinho, cuja qualidade tem sido submetida a avaliação em concursos nacionais e internacionais.

Em 2006, já com 170 hectares de olival plantado, foi construído o lagar de azeite, com uma capacidade de transformação de 3 mil toneladas de azeitona por ano, iniciando a sua produção de azeite com a campanha desse mesmo ano.

Tal com o vinho, o azeite é comercializado no mercado nacional e internacional, e conta com excelentes prémios como reconhecimento da sua qualidade.

Categoria: Reportagem
Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.