Europe Direct 30ª edição 2010

Programa EUROPE DIRECT – TV Alentejo

Data: 28 de Julho de 2010

Conteúdos Informativos:

Crianças desfrutam do prémio do Concurso “Rabiscos e Pinceladas da Biodiversidade” promovido pelo Centro Europe Direct do Baixo Alentejo
No passado dia 16 de Julho a turma do 4º ano da escola do 1º CEB de Mértola desfrutou do prémio que lhe foi atribuído através do concurso “Melhor Lince” promovido pelo Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo e integrado no Ciclo de actividades “A Biodiversidade é o Arco-Íris da Vida, nos dias 22, deixa a Terra mais colorida” e na exposição “Rabiscos e Pinceladas da Biodiversidade” criada pelo projecto “Educação Ambiental e Cidadania – Um Plano Integrado para o Vale do Guadiana”, uma iniciativa QREN apoiada no âmbito do INALENTEJO, com a parceria do Parque Natural do Vale do Guadiana.
A turma vencedora foi eleita por elaborar a melhor pintura de lince-ibérico e foi premiada com uma visita à Tapada Nacional de Mafra.
Durante cerca de duas horas e meia as crianças realizaram o Percurso Ribeirinho da Tapada de Mafra onde puderam observar as diferentes espécies de fauna e flora existentes e identificar as diferenças e semelhanças com a sua realidade local.
Os gamos e javalis que se deixaram observar em liberdade fizeram as delícias de todos.

Comissão Europeia autoriza prorrogação das medidas de apoio ao sector bancário em Portugal e Espanha
A Comissão prorrogou até 31 de Dezembro de 2010 a sua autorização, ao abrigo das regras em matéria de auxílios estatais da UE, dos regimes portugueses de garantias bancárias e de recapitalização e das medidas de recapitalização espanholas a favor do sector bancário. O regime de garantias português agora prorrogado exige que os bancos paguem prémios mais elevados pelas garantias concedidas pelo Estado. Pretende-se assim incentivar os bancos a obterem financiamento sem apoio estatal e limitar as distorções da concorrência. A Comissão já tinha prorrogado, mediante as mesmas condições, a autorização de regimes de garantias bancárias na Suécia, Alemanha, Áustria, Letónia, Irlanda, Espanha, Dinamarca, Países Baixos, Eslovénia, Grécia e Polónia.

Comissão aprova 250 milhões de euros para 210 novos projectos LIFE+
A Comissão Europeia aprovou o financiamento de 210 novos projectos no âmbito do terceiro convite à apresentação de propostas LIFE+ (2007-2013), o fundo europeu para o ambiente. Os projectos provêm de toda a UE e abrangem acções nos domínios da conservação da natureza, da política ambiental e da informação e comunicação. Em conjunto, representam um investimento total de 515 milhões de euros, dos quais 249,8 milhões serão atribuídos pela União Europeia.

Assuntos sociais: novo relatório da Comissão sobre o diálogo social
A Comissão Europeia publicou um documento de trabalho sobre o diálogo social sectorial a nível europeu. O documento salienta a dinâmica, o impacto concreto e as melhorias que podem ser introduzidas nos comités de diálogo social para alargar o âmbito e melhorar a qualidade do processo de consulta e negociação. Desde 1998, a Comissão Europeia criou 40 comités de diálogo social sectorial, abrangendo 145 milhões de trabalhadores da União Europeia e incluindo sectores-chave como transportes, energia, agricultura, construção, comércio, pescas, serviços públicos ou educação.

Novo regulamento para aumentar a segurança e reduzir as formalidades administrativas aplicáveis aos tractores e atrelados
A Comissão Europeia acaba de apresentar uma proposta para simplificar a legislação europeia aplicável aos veículos agrícolas e florestais (tractores, reboques e atrelados). A proposta, que prevê o reforço da segurança destes veículos e permite a substituição de 50 directivas e de legislação dos 27 Estados-Membros por apenas cinco regulamentos, vai agora ser sujeita à apreciação do Conselho de Ministros da UE e do Parlamento Europeu.

Tecnologia financiada pela UE ajuda equipas de emergência a salvar vidas
Um projecto de investigação no domínio das tecnologias da informação e da comunicação financiado pela UE, intitulado ‘Workpad’, desenvolveu aplicações de software que permitem às equipas de emergência que respondem a situações de catástrofe natural coordenar-se e comunicar entre si de forma rápida e eficiente, contribuindo para salvar mais vidas. A coordenação e a comunicação são especialmente importantes quando coexistem no terreno equipas de emergência de muitos organismos, autoridades civis e ONG diferentes. Um financiamento da UE no valor de 1,85 milhões de euros permitiu aos investigadores examinar a forma como muitas bases de dados de organizações diferentes podem ser ligadas através da tecnologia posto-a-posto para melhorar o tempo de resposta e evitar a duplicação de esforços. Um ponto de expedição central que recebe e envia i

Categoria: Europe Direct
Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.