Europe Direct 31ª edição 2010

Programa EUROPE DIRECT – TV Alentejo

Data: 4 de Agosto de 2010

Conteúdos Informativos:

Fórum de Alto Nível procura superar os desafios no sector alimentar da UE
A Comissão Europeia decidiu prorrogar o mandato do Grupo de Alto Nível sobre a Capacidade Concorrencial da Indústria Agro-Alimentar, criando um Fórum de Alto Nível para melhorar o funcionamento da cadeia de abastecimento alimentar no que se refere às relações contratuais, logística e competitividade. A indústria agro-alimentar representa 2% do PIB e 13,5% do emprego no sector transformador da UE. Abrange cerca de 310 000 empresas, incluindo algumas líderes a nível mundial. Tem um papel fundamental para satisfazer as necessidades dos consumidores da UE e contribui com uma produção anual de mais de 600 mil milhões de euros para a economia europeia. O sector entrou todavia num período de ajustamento na medida em que as preferências dos consumidores estão a mudar em virtude das alterações a nível de hábitos de consumo e do rendimento disponível, bem como das alterações demográficas. As preocupações dos consumidores quanto à segurança alimentar, às questões de saúde e aos preços praticados têm também imposto novas exigências ao sector.

Comissão Europeia participa nas negociações das Nações Unidas sobre o clima
A Comissão Europeia participa nas negociações das Nações Unidas sobre o clima, de 2 a 6 de Agosto em Bona, na Alemanha. Esta reunião é a terceira de uma série de quatro rondas de negociação internacionais realizadas na sequência da Conferência de Copenhaga e que servirão para preparar a Conferência de Cancún, em Dezembro de 2010. A Comissão e a presidência belga do Conselho procederão às negociações em nome da União Europeia. A UE continua a pressionar para a conclusão de um acordo global e abrangente, única forma eficaz de se atingir o objectivo definido no acordo de Copenhaga de limitar o aumento das temperaturas globais a 2°C em relação à época pré-industrial. A reunião de Agosto será centrada nos vários elementos a acordar em Cancún, nomeadamente a formalização dos compromissos assumidos pelos países desenvolvidos para reduzirem as suas emissões de gases com efeito de estufa e as medidas a adoptar pelos países em desenvolvimento, a definição de normas para medir, notificar e verificar as emissões, bem como o apoio financeiro, as futuras instituições financeiras no campo das alterações climáticas e a criação dos mecanismos necessários ao mercado global do carbono.

Comissão Europeia cria grupo de peritos para dar voz aos utilizadores dos serviços financeiros
A fim de reforçar a representação dos consumidores, investidores e outros utilizadores de serviços financeiros na União Europeia, a Comissão Europeia decidiu criar um grupo de representantes dos utilizadores destes serviços, com a principal atribuição de a aconselhar sobre as questões que afectam os utilizadores de serviços da banca de retalho, crédito hipotecário e seguros. O grupo deverá identificar os principais problemas neste sector e fazer a ligação entre os organismos representativos dos utilizadores e os organismos da União Europeia e dos Estados-Membros. Será constituído por 20 membros, designados para representar os interesses dos consumidores, investidores e microempresas, e por peritos individuais com experiência no sector dos serviços financeiros da perspectiva dos seus utilizadores. O convite à apresentação de propostas acaba de ser lançado.

Taxa de desemprego inalterada em Junho: 10% na zona euro e 9,6% na UE
Em Junho de 2010 a taxa de desemprego da zona euro, após a correcção das variações sazonais, foi de 10%, mantendo-se inalterada em relação a Maio. Em Junho do ano passado a taxa de desemprego era de 9,5%. Na União Europeia, a taxa de desemprego foi de 9,6%, também inalterada em relação ao mês anterior. Em Junho do ano passado fora de 9%. Segundo as estimativas do Eurostat, em Junho de 2010 havia na União Europeia 23 062 milhões de desempregados, dos quais 15 771 milhões na zona euro. Em relação ao mês de anterior, houve menos 32 000 desempregados na UE, mas um aumento de 6 000 desempregados na zona euro.

Categoria: Europe Direct
Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.