Europe Direct 32ª edição 2010

Programa EUROPE DIRECT – TV Alentejo

Data: 11 de Agosto de 2010

Conteúdos Informativos:

Dinamarca: União Europeia vai pagar 10 milhões de euros para ajudar 1 149 trabalhadores a encontrar emprego
A Comissão Europeia aprovou dois pedidos de intervenção do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização introduzidos pela Dinamarca. As subvenções solicitadas visam facilitar o regresso ao trabalho de 1 149 trabalhadores do sector da engenharia mecânica despedidos pelas empresas Linak A/S e Grupo Danfoss, cuja situação já difícil foi ainda agravada pela recessão económica. Os pedidos vão agora ser transmitidos ao Parlamento Europeu e ao Conselho da UE.

Quénia: Comissão Europeia concede 15 milhões de euros para ajudar os maiores campos de refugiados do mundo
A Comissão Europeia adoptou um programa de ajuda no valor de 15 milhões de euros para ajudar a população da Somália que vive nos campos de Dadaab, os maiores campos de refugiados do mundo, que acolhem mais de 278 000 pessoas. Esta decisão incide sobre os sectores da saúde, água e saneamento, artigos não alimentares, abrigos e protecção. Além disso, 5 milhões provenientes deste novo financiamento visam prestar uma assistência de emergência nos domínios da alimentação e dos meios de subsistência às pessoas que lutam para fazer face às secas.

Paquistão: Comissão Europeia concede 30 milhões para necessidades humanitárias
A Comissão Europeia adoptou uma decisão de ajuda humanitária no valor de 30 milhões de euros para ajudar as populações mais vulneráveis do Paquistão que necessitam urgentemente de ajuda. O Paquistão foi atingido por fortes chuvas, beneficiando as vítimas das inundações, muitas das quais perderam as casas e os gados nesta catástrofe, do apoio da Comissão.

Comissão Europeia solicita uma ajuda humanitária suplementar para responder ao agravamento da crise alimentar no Sahel e no Sudão
Em resposta ao agravamento da crise humanitária que afecta o Sahel e o Sudão, a Comissária responsável pela Ajuda Humanitária, Kristalina Georgieva, anunciou que a Comissão propôs uma ajuda humanitária suplementar de 40 milhões de euros proveniente da reserva para ajudas de emergência do orçamento da UE: 30 milhões serão concedidos ao Sahel e 10 milhões ao Sudão. Os fundos suplementares servirão para acelerar as operações de ajuda humanitária efectuadas pelos parceiros da Comissão e permitirão ajudar mais de 500 000 beneficiários suplementares no decurso dos próximos meses que precedem o período das colheitas de Outubro.

Base de dados biométricos da UE continua a garantir uma gestão eficaz do regime comum de asilo europeu
A Comissão publicou o relatório anual de 2009 relativo às actividades do EURODAC (instrumento biométrico criado a nível da UE para ajudar a determinar o Estado-Membro responsável pelo exame de um pedido de asilo). Este relatório presta informações essenciais sobre as tendências em matéria de pedidos de asilo e de entradas ilegais na UE, revelando uma diminuição sensível do número de pessoas em situação de passagem irregular de uma fronteira externa da UE.

Sistema de informação do mercado interno: Comissão Europeia saúda a inscrição da autoridade nº 5000
A Comissão desejou as boas-vindas à municipalidade de Lloret de Vistalegre, na ilha de Maiorca, que é a administração nº 5000 a inscrever-se no sistema de informação do mercado interno (IMI). O IMI é uma aplicação on-line que permite às autoridades nacionais, regionais e locais comunicarem fácil e rapidamente com as autoridades de outros países da UE. Este sistema é actualmente utilizado para efeitos da cooperação administrativa no âmbito do reconhecimento das qualificações profissionais e da prestação de serviços transfronteiras, em aplicação da directiva «serviços». Para comemorar esta inscrição, a Comissão produziu um videoclip que pode ser visto em http://ec.europa.eu/imi-net.

Comentários

comentários

Category: Europe Direct
About The Author
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.