Europe Direct 33ª edição 2010

Programa EUROPE DIRECT – TV Alentejo

Data: 18 de Agosto de 2010

Conteúdos Informativos:

Novas tecnologias: aparelho financiado pela UE para ajudar as vítimas de queimaduras
Morrem anualmente na UE mais de 4 000 pessoas em resultado de acidentes causados pelo fogo e muitos milhares são hospitalizadas para o tratamento de queimaduras. Graças à investigação financiada pela UE, os peritos médicos estarão em condições de identificar mais rapidamente as bactérias ou fungos nocivos que se podem alojar nas lesões das vítimas de queimaduras e causar infecção, encurtando assim de alguns dias o tempo de diagnóstico e o processo de cura. Até agora, os médicos tinham que recorrer a testes microbiológicos que levavam vários dias a identificar as bactérias causadoras da infecção. Investigadores da Alemanha, Itália, Lituânia e Reino Unido desenvolveram um pequeno dispositivo electrónico capaz de detectar o tipo de bactérias em apenas alguns minutos, identificando as quantidades mínimas de gases por elas produzidos. Quanto mais depressa forem diagnosticadas as infecções, mais rápido será o tratamento dos doentes, podendo ser reduzido o custo de prolongadas estadias em meio hospitalar. Um montante de 1,67 milhões de euros destinados à investigação no domínio das tecnologias da informação e comunicação foi investido pela UE no projecto WOUNDMONITOR, desenvolvendo assim um primeiro protótipo com resultados positivos.

Investigação no domínio das TIC
Anualmente são detectados 350000 novos casos do cancro da mama na União Europeia, mas a falta de tecnologia eficaz para assistir em casos difíceis de diagnosticar implica que alguns casos não são detectados ou são incorrectamente diagnosticados. A UE está a investir 3,1 milhões de euros no desenvolvimento de melhores e mais rápidos métodos de diagnóstico do cancro da mama no âmbito do Projecto HAMAM. Este projecto está a desenvolver um protótipo de estação de trabalho para ajudar a diagnosticar o cancro da mama mediante a integração de imagens multimodais obtidas com mamografia, imagiologia de ressonância magnética e outras tecnologias, bem como de informações sobre o doente. Os médicos poderão comparar lado a lado essas imagens multimodais quando vêem a história e as análises clínicas do doente. A estação de trabalho será testada em hospitais seleccionados na Alemanha, Reino Unido e Países Baixos.

Nova legislação da UE prevê prestações de maternidade e pensões de reforma para os trabalhadores independentes
Os trabalhadores independentes e os respectivos parceiros vêem reforçada a sua protecção social, incluindo pela primeira vez o direito à licença de maternidade, por força de nova legislação da UE que entrou em vigor. A Directiva que se aplica aos trabalhadores independentes e cônjuges revoga e substitui uma lei anterior e reforça os direitos de protecção social de milhões de mulheres no mercado de trabalho, dando ímpeto ao empreendedorismo feminino. Actualmente, em cada três empresários só há uma mulher.

Convite à apresentação de candidaturas

Título: Cooperação – Espaço – FP7-SPACE-2011-1: 7º Programa-Quadro
Autor: União Europeia. Comissão Europeia. Direcção-Geral da Investigação
Assunto(s): espaço aéreo; projecto de investigação; política espacial
Tema(s): 6416 investigação e propriedade intelectual
Datas Limite: 2010-07-20 a 2010-11-25

Comentários

comentários

Category: Europe Direct
About The Author
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.