Europe Direct 36ª edição 2010

Conselho de Ministros da Economia e Finanças
O Conselho de Ministros da Economia e Finanças teve início no dia 7 de Setembro. Da ordem de trabalhos constam os seguintes pontos: reforma do FMI, balança de pagamentos da Hungria, acompanhamento da execução do mecanismo europeu de estabilidade financeira, coordenação das políticas económicas, taxa sobre os bancos e o pacote «supervisão». O Eurogrupo reuniu no dia 7, à tarde, para discutir a execução do programa de ajustamento da Grécia.

Comissão Europeia autoriza a compra da Daewoo International
A Comissão Europeia concedeu autorização para a compra da Daewoo International pela POSCO, sendo ambas as empresas da República da Coreia. A POSCO fabrica e vende uma linha diversificada de produtos de aço acabados e semi-acabados. A Daewoo International é uma empresa que comercializa um vasto leque de produtos como matérias-primas para o fabrico do aço e de produtos em aço.

Quimonda: 839 ex-trabalhadores vão receber 2,4 milhões de euros da UE para procurarem emprego
A Comissão Europeia aprovou uma candidatura de Portugal para assistência ao abrigo do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização. A Comissão irá agora apresentar uma proposta ao Parlamento Europeu e ao Conselho com vista à mobilização dos recursos financeiros. A subvenção de 2 405 671 euros ajudará 839 trabalhadores despedidos no sector dos semicondutores a encontrar novos empregos.

Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização concede 2,8 milhões de euros para ajudar 1 429 trabalhadores despedidos em Espanha no sector automóvel
A Comissão Europeia aprovou um pedido de intervenção do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização introduzido pela Espanha. O pedido vai agora ser transmitido ao Parlamento e ao Conselho para decisão. A ajuda de 2 752 935 euros solicitada pelas autoridades espanholas facilitará a reinserção profissional de 1 429 trabalhadores que perderam o emprego. A Espanha introduziu este pedido na sequência do despedimento de 2330 pessoas na Catalunha, no sector automóvel.

UE prevê 7,5 milhões de euros para facilitar a reinserção de 951 pessoas que perderam o emprego na Dinamarca, no sector da construção naval
A Comissão Europeia aprovou um pedido de intervenção do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização introduzido pela Dinamarca. A ajuda financeira solicitada facilitará o regresso ao mercado de trabalho de 951 trabalhadores da construção naval. A ajuda incide sobre um montante total de 7,5 milhões de euros e refere-se a trabalhadores despedidos em 45 empresas da região dinamarquesa da Jutlândia do Norte.

UE concede 264 milhões de euros para ajudar 19 países da África, Caraíbas e Pacífico a fazerem face à crise económica
A Comissão Europeia aprovou as primeiras decisões de financiamento a título da verba de 264 milhões de euros concedida em 2010 a fim de ajudar os países mais vulneráveis da África, Caraíbas e Pacífico a fazerem face às repercussões da crise financeira mundial e do abrandamento da actividade económica.

Categoria: Europe Direct
Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.