Europe Direct 41ª edição 2010

Programa EUROPE DIRECT – TV Alentejo

Data: 14 de Outubro de 2010

Conteúdos Informativos:

Alterações climáticas: avanços nas conversações efectuadas no organismo da aviação da ONU
No final de difíceis negociações durante a 37.ª sessão da assembleia da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), os 190 países membros deste organismo chegaram ao primeiro acordo global para obrigar o sector da aviação a reduzir as emissões de gases de estufa na aviação internacional a partir de 2020. A Europa tomou a dianteira ao incluir a aviação no mecanismo europeu de comércio de licenças de emissão (EU ETS), que começará em 2012. A aviação é o primeiro sector a comprometer-se quanto às referidas reduções de emissões, devendo o acordo abranger mais de 90% do tráfego aéreo mundial.

Biodiversidade: avaliação confirma que a UE não atingiu o objectivo para 2010, mas colheu importantes ensinamentos
Um relatório publicado confirma que a UE não atingiu o seu objectivo de travar a perda da biodiversidade até 2010. A avaliação da execução do plano de acção da Comissão para a biodiversidade mostra que a biodiversidade na Europa continua seriamente ameaçada pelas exigências excessivas que fazemos ao ambiente, como as alterações no ordenamento territorial, a poluição, as espécies invasoras e as alterações climáticas. A avaliação também revela, no entanto, que foram feitos progressos significativos nos últimos dois anos. A experiência com a execução no plano de acção servirá de base à estratégia da UE para depois de 2010.

Hungria activa o mecanismo de protecção civil da UE para combater a poluição causada pelas lamas tóxicas
A Hungria activou o mecanismo europeu de protecção civil para uma assistência internacional de emergência como reacção à poluição causada pelo desabamento de um depósito de lamas na cidade de Ajka. As autoridades húngaras identificaram uma necessidade imediata de 3 a 5 peritos com muita experiência na manipulação de lamas tóxicas, descontaminação e combate aos danos ambientais.

Comissão Europeia quer mais universidades a proporem cursos de tradução
A Comissão Europeia lançou uma nova iniciativa para encorajar mais universidades europeias a oferecer cursos de alta qualidade para estudantes que queiram ser tradutores. Neste contexto, a Comissão continua a expandir a rede de universidades que propõem o mestrado europeu de tradução (MET), lançada no ano passado em resposta ao aumento crescente da procura de tradutores devidamente qualificados no mercado laboral. Além de reunir as universidades em rede, o MET é um rótulo reconhecido de qualidade. Até agora, 34 universidades europeias candidataram-se com sucesso a integrar a rede. Os cursos das universidades que querem utilizar o rótulo MET são avaliados por peritos de tradução que fazem já, na maioria, parte da rede existente. A rede MET realizou a sua conferência anual em Bruxelas, nos dias 11, 12 e 13 de Outubro.

Comissão define visão para a tributação do sector financeiro
A Comissão Europeia divulgou as suas ideias para a futura tributação do sector financeiro. Partindo do pressuposto de que o sector financeiro tem de dar um contributo justo para as finanças públicas e que, perante a conjuntura económica actual, as administrações públicas precisam urgentemente de novas fontes de receitas, a Comissão avança com uma abordagem em duas vertentes. No plano global, apoia a ideia de um Imposto sobre as Operações Financeiras (IOF) que poderia ajudar a financiar a resposta aos grandes desafios mundiais, como o desenvolvimento ou as mudanças climáticas. À escala da UE, a Comissão recomenda um Imposto sobre as Actividades Financeiras (IAF), como opção preferível. Se for cuidadosamente concebido e aplicado, um IAF à escala da UE poderia gerar importantes volumes de receitas e ajudar a garantir maior estabilidade dos mercados financeiros, sem colocar riscos excessivos à competitividade da UE. A Comissão irá apresentar estas ideias ao Conselho Europeu em finais de Outubro e à Cimeira do G-20 em Novembro.

Categoria: Europe Direct
Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.