Europe Direct 44ª edição 2010

Programa EUROPE DIRECT – TV Alentejo

Data: 03 de Novembro de 2010

Conteúdos Informativos:

Fundo Europeu do Ajustamento à Globalização: Comissão Europeia aprova pedidos de intervenção da Espanha e da Polónia
A Comissão Europeia aprovou dois pedidos de intervenção do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização introduzidos por Espanha no valor de cerca de 3,5 milhões de euros para favorecer o regresso ao trabalho de 650 trabalhadores do têxtil e da construção. A Comissão aprovou igualmente um pedido de intervenção do Fundo introduzido por Espanha no valor de 1,5 milhões de euros para ajudar 1 154 trabalhadores do sector da distribuição. A Comissão também aprovou um pedido introduzido pela Polónia no montante de 633 077 euros para ajuda a 590 trabalhadores do sector automóvel.

Agenda Digital: 10 anos de sucesso para a rede GÉANT, uma rede de alta velocidade para a comunidade científica financiada pela UE
A Comissão Europeia vai assinalar o décimo aniversário da rede GÉANT, uma rede de alta velocidade para a comunidade científica financiada pela UE. A rede GÉANT tornou possível aos cientistas de toda a Europa e do mundo trabalharem em conjunto, em tempo real, em investigação original e inovadora. Graças a ela, 40 milhões de investigadores de 40 países europeus podem aceder à capacidade de processamento essencial para partilhar volumes maciços de dados necessários para estudar, por exemplo, com o Grande Acelerador de Hadrões, na Suíça, as mais pequenas partículas conhecidas ou responder a desafios mundiais, como a descoberta da cura para a epilepsia ou o estabelecimento de sistemas de alerta rápido de tufões. Com tecnologia, serviços e capacidade em evolução acelerada, a GÉANT continua a ser a rede de investigação mais avançada do mundo.

Orientações para conciliar o desenvolvimento da energia eólica e a política de biodiversidade
Embora, em termos gerais, a energia eólica não represente uma ameaça para a vida selvagem, a má localização ou concepção dos parques eólicos pode ter impacto negativo nas espécies e nos habitats vulneráveis. É por essa razão que a Comissão Europeia publicou orientações para o desenvolvimento da energia eólica em zonas naturais protegidas. As orientações aplicam-se à rede Natura 2000, pedra angular da política de biodiversidade da UE e instrumento essencial para alcançar o objectivo da UE de conter e inverter o processo de perda de biodiversidade até 2020. A energia eólica tem um importante papel a desempenhar no cumprimento do objectivo da UE de uma quota de 20% de energias renováveis no consumo total de energia na Europa até 2020. A sua implantação em zonas Natura 2000 não está automaticamente excluída mas deverá ser avaliada caso a caso.

Comissão Europeia lança consulta pública sobre proposta de regras mais estritas em matéria de níveis de enxofre nos combustíveis navais
A Comissão Europeia lançou uma consulta pública em relação à revisão da legislação sobre o teor de enxofre de certos tipos de combustíveis líquidos. A revisão visa alinhar a legislação da UE pelas novas normas internacionais mais estritas sobre o teor de enxofre dos combustíveis navais adoptadas pela Organização Marítima Internacional em 2008. A consulta pública decorre até 5 de Janeiro de 2011.

Categoria: Europe Direct
Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.