Europe Direct 48ª edição 2010

Programa EUROPE DIRECT – TV Alentejo

Data: 01 de Dezembro de 2010

Conteúdos Informativos:

Uma União da Inovação: Comissão lança consulta sobre envelhecimento activo e saudável

A Comissão Europeia quer conhecer as opiniões das organizações públicas e privadas, das empresas e dos cidadãos sobre a maneira de a Europa expandir a inovação, para responder aos desafios do envelhecimento da população na Europa e, em especial, sobre uma parceria-piloto europeia para a inovação (PEI) no domínio do envelhecimento activo e saudável, como previsto na iniciativa emblemática «Uma União da Inovação», apresentada em 6 de Outubro pela Comissária Europeia para a Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, e pelo Vice-Presidente Antonio Tajani, responsável pela Indústria e o Empreendedorismo. De 2010 a 2030, o número de europeus com mais de 65 anos aumentará quase 40%, o que levanta grandes desafios, mas cria também boas oportunidades para a sociedade e a economia europeias. A PEI, proposta pela Comissão, deve ser lançada em 2011 e visa três objectivos: melhorar a saúde e a qualidade de vida dos idosos, permitindo-lhes viver de forma activa e independente; contribuir para a sustentabilidade e a eficiência dos sistemas de saúde e assistência social; promover a competitividade e as oportunidades de negócio. A consulta em linha termina em 28 de Janeiro de 2011.

38% dos europeus consideram o combate à pobreza como o principal desafio das relações UE e África, segundo o Eurobarómetro especial

Um Eurobarómetro especial sobre as relações entre a UE e África publicado antes da Cimeira UE África realizada na Líbia nos dias 29 e 30 de Novembro mostra que os cidadãos europeus concordam amplamente com a atenção dada à cooperação entre os dois parceiros. Para os europeus, os principais desafios da cooperação são o combate à pobreza (38 %), a paz e a segurança (34%) e os direitos humanos (33%). Esta atenção é coerente com o principal objectivo da política de desenvolvimento da UE de erradicar a pobreza, tal como estabelecido no Tratado de Lisboa e reflectido no recente Livro Verde da Comissão intitulado «A política de desenvolvimento da UE ao serviço do crescimento inclusivo e do desenvolvimento sustentável».

Agenda Digital: débito da banda larga aumenta, mas a Europa tem de se esforçar mais

As ligações de banda larga na Europa são muito mais rápidas do que há um ano, de acordo com estatísticas publicadas pela Comissão Europeia. Em Julho de 2010, 29% das linhas de banda larga na UE tinham um débito igual ou superior a 10 megabits por segundo (Mbps) (um ano antes esta percentagem era de 15%). A taxa de penetração da banda larga continua a aumentar na UE, registando-se 25,6 assinaturas por 100 cidadãos (23,9 um ano antes). A taxa anual de crescimento da banda móvel é notável, atingindo 45%; existem 6 dispositivos de acesso específico em banda larga móvel por cada 100 cidadãos. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer para que a UE atinja as metas que fixou, ou seja, fornecer a cada cidadão europeu, até 2013, acesso à banda larga de base e, até 2020, à banda larga rápida e ultra-rápida, como previsto na Agenda Digital para a Europa. Em Setembro de 2010, a Comissão apresentou medidas destinadas a facilitar a implantação e a penetração da banda larga rápida e ultra-rápida na UE.

Comissão propõe criar um Corpo Europeu de Voluntários para a Ajuda Humanitária

A Comissão adoptou uma comunicação sobre a criação do Corpo Europeu de Voluntários para a Ajuda Humanitária, como previsto no Tratado de Lisboa. Este documento faz uma análise do voluntariado na Europa, define as necessidades de um tal corpo de voluntários e enuncia as condições que lhe permitirão contribuir positivamente para as operações humanitárias na Europa.

Comentários

comentários

Category: Europe Direct
About The Author
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.