Mobile Air Control Centre em exercício na BA Nº11

Foi na Base Aérea Nº11 em Beja que o Mobile Air Control Centre (MACC) foi apresentado à Comunicação Social. A Tv Alentejo esteve na base e ficou a conhecer estes sistemas móveis de radar que estão a ser testados desde o início do mês por um destacamento de militares da Dinamarca.
Este exercício decorre 24 horas por dia. Estão envolvidos dois destacamentos com mais de 85 militares, em equipas rotativas, que têm por função todo o controlo dos sistemas. As tarefas têm por base a vigilância do tráfego aéreo, o controlo dos aviões de combate e a acção em incidentes simulados.
No final deste exercício, a Força Aérea dinamarquesa vai deslocar-se até ao Afeganistão para substituir o destacamento de militares ingleses que se encontram no território. Partiu daí a necessidade de testar o material e a equipa num território quente e seco como Beja. Para o comandante do MACC, este exercício foi um êxito e teve aspectos que “superaram as expectativas”.
O destacamento da Força Aérea do Reino da Dinamarca chegou a Beja no dia 4 de Agosto. Desde essa altura, a Base Aérea Nº11 tem disponíveis cerca de 3 dezenas de militares envolvidos no apoio ao destacamento. O comandante da BA Nº11 mostra-se “muito satisfeito” com este exercício e com a futura “troca de elementos” entre a Dinamarca e Portugal.
“Integrar as forças portuguesas nos restantes países da NATO” é um dos “objectivos da Força Aérea”, segundo o comandante do Centro de Reporte e Controle do Comando de Operações da Força Aérea. Em Portugal, estão instalados 3 radares fixos, com previsão para a existência de mais um, a instalar na Madeira.
O destacamento da Força Aérea do Reino da Dinamarca está de partida já no próximo sábado, dia 22.

Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.