Património arqueológico da região à venda na internet

Na internet é possível adquirir peças arqueológicas, oriundas do Baixo Alentejo, por valores que podem chegar aos 10 mil euros.
Na secção de Arte e Colecções de um site de compra e venda de diversos artigos está à venda um machado da Idade do Bronze anunciado como possuindo mais de 3 mil anos.
O vendedor assegura que o machado é “autêntico” e “original”. Pesa quase 1 kg e é apontado como uma “raridade, encontrado algures no Baixo Alentejo”. A peça é vendida pela melhor oferta acima dos 10 mil euros. O anúncio data de 30 de Março.
Uma peça muito idêntica é vendida, num outro site, que aponta Beja como a localização do achado, mas não é revelado o preço para quem entra na página sem registo.
Uma ânfora romana por 2500 euros, um alicate romano por 500 euros, uma moeda de ouro árabe por 1500 euros e uma lança romana original por 300 euros são outras das ofertas do mesmo vendedor do machado da Idade do Bronze encontrado, segundo o anúncio, no Baixo Alentejo.
A nossa equipa tentou, em vão, ouvir a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e o Igespar – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, IP, sobre esta matéria.

Categoria: Reportagem
Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.