PS ganha Câmara de Beja pela primeira vez

A noite foi de nervos. Nas diferentes sedes, os candidatos juntaram-se com militantes e simpatizantes. Na sede do PSD, reinava a calma enquanto o petisco acompanhava a espera. Também a sede do PS estava serena. Os olhos atentos frente à televisão acompanhavam todas as notícias e resultados. Entre os que constantemente passavam de um lado para o outro, era notória a mistura entre o nervosismo e a confiança. Na sede da CDU, os gritos de vitória apareceram cedo e muita gente esperava ansiosamente por um resultado positivo para a Coligação Democrática Unitária.
Os resultados foram chegando. Freguesia por freguesia, mesa por mesa. A luta foi renhida e a CDU esteve quase sempre na frente. Mas, no final, o resultado apontou para o Partido Socialista. Pela primeira vez na história, a CDU perde a Câmara Municipal e Jorge Pulido Valente é o novo presidente da autarquia.
O PS alcançou 45,7% dos votos. A CDU veio atrás com 41,6%. O PSD obteve 4,9%, o Bloco de Esquerda 2,9%, o CDS-PP 1,5% e a Força Autárquica Independente 1%. Para a Câmara Municipal, PS elege 4 vereadores contra 3 da CDU. O PSD não conseguiu a eleição de nenhum vereador.
Nas Juntas de Freguesia, o PS ganhou Salvador, Santa Maria, Mombeja, Quintos, São Matias e Trigaches. A CDU venceu as Freguesia de Albernôa, Baleizão, Santiago Maior, Beringel, Cabeça Gorda, Neves, Salvada, Santa Clara do Louredo, Santa Vitória e Trindade. O PSD ficou com S. João Baptista.
Depois dos resultados, os candidatos vencedores fizeram a festa. Ainda na sede, Jorge Pulido Valente garantiu que “já se sentia presidente da Câmara de Beja há algum tempo”.
Depois dos primeiros cumprimentos, os festejos do Partido Socialista continuaram por toda a cidade, terminando na Casa da Cultura, onde o eleito Presidente da Câmara deixou claro que o PS “não quer humilhar os adversários” e afirmou que “finalmente a liberdade e a democracia chegaram a Beja”.
Os bejenses votaram e elegeram, para a Câmara Municipal de Beja, Jorge Pulido Valente (PS), José Velez (PS), Cristina Valadas (PS), Miguel Góis (PS), Francisco Santos (CDU), Miguel Ramalho (CDU) e Maria de Jesus (CDU). Uma vez que Francisco Santos assegurou que não aceitaria o lugar de vereador, é Vítor Picado quem vai tomar o lugar.
Em todo o concelho, o PS ganhou em 7 autarquias (Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Odemira, Aljustrel, Mértola e Ourique). A CDU venceu em 6 autarquias (Alvito, Castro Verde, Serpa, Vidigueira, Moura e Barrancos). O PSD, manteve apenas Almodôvar.

Categoria: Politica, Reportagem
Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.