Segunda edição do projecto em.cantos debateu “O Parque Eólico de Almodôvar”

Álvaro Rodrigues, especialista em energia eólica, João Bernardo, Director dos Serviços Renováveis, Eficiência e Inovação, António Sá Costa, Presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis, Lobo Gonçalves, Administrador da Enernova, Rui Reininho, cantor e compositor e António Sebastião, presidente da autarquia de Almodôvar foram os convidados da segunda edição do projecto “em.cantos”.
“O Parque Eólico de Almodôvar: Repercussões Sociais, Económicas e Expectativas de Futuro” é o tema que esteve em debate, uma conversa moderada por Ana Paula Figueira, coordenadora do projecto.
Ainda segundo Ana Paula Figueira a partir desta edição o projecto vai ter uma novidade. Uma exposição da autoria de António Duro vai acompanhar os encontros nos diversos concelhos por onde vão passar.
A iniciativa decorreu no Convento de Nossa Senhora da Conceição. Recorde-se que este projecto está a ser dinamizado pelo Instituto Politécnico de Beja e envolve as catorze autarquias do distrito, assim como, a Rádio Voz da Planicie a Radio Pax e a cobertura vídeo em directo realizada pela TV Alentejo.
O maior parque eólico do Sul do país, a funcionar há mais de um ano no concelho de Almodôvar, já produziu 71 gigawatts/hora (GWh) de energia, o suficiente para abastecer quase 34 mil habitantes. Com uma potência total instalada de 26 megawatts (MW), o Parque Eólico de Almodôvar é composto por 13 aerogeradores instalados numa área de 94 hectares que abrange as freguesias de Almodôvar, São Barnabé e Santa Clara-a-Nova, na Serra do Mú. O parque, que começou a funcionar parcialmente em Junho de 2008, só com dois aerogeradores, produziu 36 GWh naquele ano e 35 GWh já este ano, disse à Lusa Lobo Gonçalves, da empresa promotora do projecto, a Enernova, do grupo EDP.

Comentários

comentários

Category: Cultura, Reportagem
About The Author
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.