Segunda Mesa Redonda em Turismo, promovida pela ESTIG

Em cima da segunda Mesa Redonda em Turismo, promovida pela ESTIG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja, estiveram, ontem, os “Apoios e Financiamentos à Actividade Turística do Instituto do Turismo de Portugal, IP”. Ana Paula Figueira, responsável pela unidade curricular de “Prática Profissional I” do Curso de Turismo da ESTIG e mentora do projecto, reuniu um representante do Turismo de Portugal, IP e empresários do sector com projectos de investimento financiados.
Luís Coito, em representação do Turismo de Portugal, referiu que, até ao momento, no Alentejo, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, 57% das candidaturas apresentadas ao Sistema de Incentivos à Qualificação das PME’s e 44% das candidaturas apresentadas ao Sistema de Incentivos à Inovação são elegíveis.
O mesmo responsável sublinhou que o incumprimento das regras de acesso aos fundos está na origem da reprovação de muitas ajudas.
Alguns promotores turísticos queixam-se das exigências impostas na apresentação das candidaturas. Tiago Abecassis, da Coudelaria Henrique Abecassis, defendeu que deveriam ser ministradas acções de formação aos investidores.
Na mesa redonda foram apresentados os diferentes apoios previstos no quadro do PENT – Plano Estratégico Nacional do Turismo.
A inovação, a qualidade e o respeito pelo ambiente são alguns dos factores determinantes para a atribuição de ajudas.
A ZMAR cumpre as exigências. Este investidor vai inaugurar, em Junho, o primeiro Eco Parque de Campismo de 5 estrelas do país, na Zambujeira do Mar. Com uma área equivalente a 80 campos de futebol o projecto tem um custo de 30 milhões de euros e grandes preocupações ambientais, revelou Célia Santos da ZMAR- Eco Camping Resort.
Depois dos apoios ao sector, a terceira “Mesa Redonda em Turismo” da ESTIG vai debater, no próximo dia 24 de Março, a “Direcção e Gestão Hoteleira”.

Acerca do Autor
- Alenproduções - Comunicação e Imagem, unipessoal, LDA. Somos uma empresa especializada na execução e conceção de projetos integrados de comunicação. Produzimos conteúdo vídeo em várias vertentes como é apresentado nesta página. Se precisar dos nossos serviços, contacte-nos através dos contactos nesta página para agendar uma reunião.